Auditoria & Varejo: Conhecendo o seu negócio

Escrito por

4 de outubro de 2019

5 min de leitura

 

 

Antes de começar a falar sobre, Auditoria & Varejo: Conhecendo o seu negócio, queremos lembrar que em outro post falamos sobre as 7 dicas incríveis de como vender mais.

Pois, achamos interessante falar sobre o real desafio que faz com que o mercado de modo geral, não consiga enxergar os problemas que atrapalham o varejo.

 

Então de nada importa trabalhar com técnicas de vendas e estratégias elaboradas, se existem outros processos que atrapalham o andamento do negócio, não é mesmo?

 

E, antes de começarmos veja o que você vai encontrar nesse post!

 

    1. Varejo

  • Vamos falar de varejo?
  • Retrospectiva Varejista

    2. Auditoria

  • O que é auditoria e para que serve?
  • Quais são os tipos de auditoria?

    3. Auditoria & Varejo

  • Conhecendo o seu próprio negócio
  • Definindo os objetivos da auditoria

 

 

Então, agora que você já sabe o que vai encontrar nesse post sobre Auditoria & Varejo: Conhecendo o seu negócio, bora rolar a página para baixo?

 

 


 

 

Auditoria & Varejo: Conhecendo o seu negócio

 

 


 

 

1. Varejo

 

Vamos falar de varejo?

O vendedor desta área precisa se tornar um verdadeiro Super Herói, pois o varejo é o principal canal de vendas com o consumidor final e podemos dizer que o foco é vender e entregar valor para os consumidores.

 

valor para os consumidores

 

E, sabemos que para ter sucesso, é necessário atrair os clientes para consequentemente aumentar as vendas, dessa forma, é necessário se adequar conforme as necessidades de seus consumidores, buscando sempre atingir as suas metas.

 

 

Retrospectiva Varejista

Historicamente, o Varejo sempre foi um dos pilares principais que contribuíram para o crescimento da economia brasileira, porém de uns 5 anos para cá.

Então, ele sofreu uma desaceleração muito brusca, o que nos levou à repensar em como o varejo deve ser levado para os próximos anos.

 

aceleração dos pilares da economia

 

Então, sabemos que, essa desaceleração se deu por fatores econômicos, sociais e principalmente por falta de acompanhamento no mercado e os indicadores estão aí para mostrar que muitos negócios não sobreviveram para contar a história.

E, quem ficou foram os que acompanharam de perto essas mudanças, como por exemplo, grandes franquias do setor.

 

 

2. Auditoria

 

O que é auditoria e para que serve?

A auditoria é um conjunto de processos analíticos e que possuem como procedimento o conjunto de ações que servem para auxiliar na análise dos dados, entregando no final soluções que auxiliem nos processos de uma empresa.

 

métricas precisas

 

 

Quais são os tipos de auditoria?

Existem dois tipos de auditoria: a externa e a interna, funcionam de maneira similar, porém possuem diferenças que tornam seus objetivos distintos.

 

auditoria externa e interna

 

 

  • Auditoria externa: aplicada por profissionais independentes e está mais focada aos dados contábeis de uma empresa.
  • Auditoria interna: aplicada não somente no setor contábil, como também em outros setores, diversificando sua atuação de acordo com o foco da empresa.

 

E ambas, possuem como foco criar um plano de ação que ajude a traçar uma meta de acordo com a realidade do negócio, dessa forma, é possível gerenciar os processos com mais assertividade.

 

 

3. Auditoria & Varejo

 

Conhecendo o seu negócio

Foi-se o tempo onde a atividade comercial era abrir uma porta e esperar o cliente entrar e comprar.

Assim, grandes redes de lojas, hoje, lançam todo o tipo de estratégia para entender melhor os seus clientes e saber o que eles querem e um forte exemplo é a Havan, que ganhou o Prêmio Conceito Varejista nos anos de 2008 a 2013 (Não querendo nos gabar, mas recentemente entramos para o quadro de parceiros, que estão contribuindo para esse sucesso)crescimento de negócioA auditoria dentro do varejo não é novidade, e sempre se mostrou eficaz identificando e compreendendo processos, permitindo a implementação de melhorias nesse ramo.

Dessa forma, é instigada a aplicação de novas estratégias mais eficientes e que não demandem tanto tempo e investimento para serem aplicadas.

 

Em resumo, a auditoria tem como função facilitar o entendimento do seu próprio negócio no ramo varejista.

 

 

Definindo os objetivos da auditoria

Existem 4 grupos de ações da auditoria:

 

  • Auditoria Baseada em sistemas
  • Auditoria de Desempenho/Operacional
  • Auditoria de Contabilidade/Financeira
  • Auditoria de Conformidade

 

Aqui, vamos focar apenas na auditoria de desempenho/operacional, que é a que mais se encaixa com o Contador de Fluxo de Pessoas e com o que os nossos clientes buscaram como solução.

 

foco nos processos

 

A Auditoria de Desempenho/Operacional, tem como foco avaliar as ações e processos gerenciais como uma estratégia eficaz para quem quer entender melhor os clientes.

Desse modo, é possível trazer mais métricas relevantes, demonstrando as deficiências nos processos, possibilitando a correção e o aumento da eficiência estratégica organizacional, com baixo investimento.

 

 

processos corretos

 

 

E, sabemos que grande parte dos problemas enfrentados por muitos estabelecimentos, se dão por falta de métricas importantes como o Fluxo de Clientes, Taxa de Conversão e Ticket Médio.

 

Porém, você deve definir a sua análise de acordo com a dor do seu negócio, quem sabe o SIXDOO possa te ajudar?

 

Então, se quiser saber mais, é só deixar aqui nos comentários ou entrar em contato com a gente 🙂

 

 

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS

CONTATOS

 

(48) 4042-2510  |  (47) 9 9780-7219

contato@sixdoo.com  |  suporte@sixdoo.com

 

R. Venâncio da Silva Pôrto, 183 | Sala 10

Nova Brasília, Jaraguá do Sul – SC, 89252-230

© Copyright 2019. 

CONTATOS

© Copyright 2019.

R. Venâncio da Silva Pôrto, 183 | Sala 10 | Nova Brasília, Jaraguá do Sul – SC, 89252-230